Ponta Grossa

Sempre tive vontade de conhecer o "Buraco do Padre", mas desconhecia outros atrativos turísticos da região com exceção da Vila Velha. A partir de uma reportagem em um jornal local fiquei sabendo da existência da Cachoeira e Canyon do rio São Jorge. Começei a estudar melhor a região e montei meu roteiro.

1º diaRodoviária-Safari Farm - Mosteiro da Ressurreição
Acabei demorando bastante para montar a bicicleta. Sai da rodoviaria por volta de 7h30 e segui rumo ao Safari Farm. È cobrada uma taxa de visitação ou "day use" pera quem pretende explorar melhor a propriedade.


De lá segui para o mosteiro da Ressurreição mas não encontrei ninguém que pudesse me dar informações ou mostrar o local. Neste dia a chuva apareceu e acabei dormindo no centro da cidade.


2º dia
Canyon Rio São Jorge-Alagados-Recanto Botucara

Este dia foi o mais emocionante da viagem, cheio de boas surpresas. Segui até a Cachoeira do Rio São Jorge. Existe um bar coberto, onde se vende bebidas e também uns poucos banheiros pela propriedade. O local é limpo, o atendimento é bom, mas a estrutura é bem precária.  De lá segui para o Iate clube Alagados, onde fui informado que só poderia ficar no entorno da lanchonete, aliás o segurança foi bem pouco cordial, agiu como se eu estivesse invadindo o local, foi bem áspero. O lanche é bom, mas o pastel é melhor, é bem grande e com bastante recheio..rsrsrs 

Comi e sai de lá com destino ao Camping da Mariquinha, o GPS me mandou prum bosque onde acabei perdendo um lado do alforge. A estrada é bem bonita, acompanha a linha de trem um trecho, mas depois vira um estradão quase deserto. Parei para tirar umas fotos uns 8 km do bosque, quando vejo um ciclista trazendo meu alforge na mão. Não tinha percebido que havia perdido, fiquei devendo uma visita prum pedal junto com o meu novo amigo Eduardo Vilhela.

Novamente a pegadinha do GPS, saí num portão de uma pequena usina que estava trancada com cadeado. Já começava a escurecer e o gps não apontava nenhum outro caminho. Bati palmas em uma casa próxima ao portão e o "Bugre"(não me falou seu nome, apenas o apelido) se prontificou a abrir o portão.
Percebi que não chegaria ao Salto da Mariquinha, então meu destino final era o Recanto Botuquara. Cheguei lá por volta das 20h, o GPS tinha me mandado a uma propriedade rural um kilometro antes, Pedi para acampar do lado de fora da propriedade e o dono não deixou, mas me indicou o caminho para o Botuquara. Ao chegar lá vi que a entrada era permitida somente até as 18h. Desci até a entrada do camping e uma familia mais assustada que eu me atendeu.

Expliquei a situação e me permitiram armar minha barraca no camping e me deram janta e uns copos de refrigerante. Fiquei um bom tempo conversando de viagens com o Márcio, ele me mostrou as fotos do triciclo motorizado que estava montando. O Camping é pago e tem uma estrutura bem ampla.

3º dia
Recanto Botucara-Buraco do Padre-Rodoviária

Sai do camping por volta das 9h e ainda fui surpreendido por um furo no pneu. Demorei um pouco para achar o pedaço de arame que furou a câmara. A ida até a Mariquinha tinha ficado comprometida, fui somente até o Buraco do Padre. Paguei a taxa de visitação e me dirigi ao parque, que conta com algumas mesas e churrasqueiras. Comecei a tirar as coisas de cozinha quando um homem me ofereceu almoço. Prontamente me juntei a eles, conversamos sobre viagens e afins, obrigado Rafael e família.


Ponta Grossa: Atrativos Turísticos
Fotos: Ponta Grossa

Comentários

Postagens mais visitadas