A bicicleta está na moda.
Nossa sociedade é
pautada na cultura do mérito e esforço, tendo como principal expoente o sucesso
financeiro. Temos ainda um péssimo transporte coletivo, monopolizado e caro, o
custo pelo deslocamento em ônibus é demasiado alto, se considerarmos as
distâncias percorridas.
Estes fatores nos
levam a aquisição do carro, tido para alguns como símbolo do sucesso pessoal e
pelos jovens motoristas como sua carta de alforria, pois a partir da conquista da
habilitação não dependem mais de seus pais para ir e vir. Este procura desenfreada pelo carro, aliada a políticas de isenção do IPI tem aumentado substancialmente o número de carros em nossas cidades. A facilidade para obtenção da carteira de motorista, a ausência da educação continuidada ou de campanhas educativas para o trânsito, aliadas a sensação de poder e segurança que a redoma metálica proporciona somada a bebedeiras e excesso de velocidade, tem elevado as mortes no trânsito.
Maringá é uma cidade de avenidas largas, de fácil deslocamento, favorecendo o
uso do automóvel, as medidas adotadas para garantir a fluidez dos motorizados, tem contríbuido para o aumento da velocidade em nossas vias. A cidade inicialmente planejada para
120 mil pessoas, conta atualmente com aproximadamente 450 mil habitantes, e uma estimativa de
mais de 260 mil veículos, uma das maiores frotas
de carros por habitante do país.
Em muitas cidades
do mundo tem sido diminuida a velocidade permitida para o trafego de veículos tem diminuído, isto
favorece a convivência entre ciclistas e motoristas e tem diminuido o número e a gravidade dos acidentes. Tenho visto muitas pessoas adotando o discurso pró ciclovias, entendo que qiclovias são necessárias
quando a diferença de velocidade entre os motorizados é muito grande, mas ressalto que este tipo de obra sempre é muito custosa e se mal planejada, tem pouco resultado. É
impossível se criar ciclovias em todas as vias, por isto é necessário a criação
de uma rede cicloviária integrada a outros meios de transportes
coletivos. Recentemente foi efetuado um
estudo pelo Thiago Botion Néri em sua tese de mestrado que aponta um proposta
metodológica para a implantação de uma rede cicloviária em nossa cidade. Algumas discussões já foram realizadas junto a SETRAN, mas de prático até agora, pouco foi feito.
A discussão é ampla e tem tomado vulto em todo o país. Este ano vários fóruns a respeito do assunto foram
realizadas nas mais diversas cidades do país, motivados pela mobilização
realizada em Porto Alegre
que sediou o 1 Fórum mundial da bicicleta. A realização da Bicicleta Extraordinpária Nacional reaizada por conta do
atropelamento de uma ciclista na avenida Paulista contou com mais de 50 cidades
e ganhou repercussão na mídia nacional. Com todo este cenário favorável e o ano
de eleições municipais, muitas pessoas “bem intencionadas”, mas
que não tem o menor envolvimento com a bicicleta, surgiram querendo se
juntar ao grupo que há
anos faz da bicicleta mais que uma opção de tranporte, um estilo de vida,
Nestes anos de andanças pelo país em cicloviagens,
fóruns e encontros pude entrar em contato com pessoas das mais diversas crenças,
condições sociais, que tem na bicicleta um fator de interação. Gente anônima,
que nunca postou em um blog, ou se envolveu com o cicloativismo, mas que são
muito mais ativos que muitos “defensores” da bicicleta que vem surgindo
ultimamente. O ativismo se faz principalmente pelo exemplo, em Maringá temos
nos esforçado para que mais gente pedale, seja por lazer, esporte, ou hobby de
fim de semana. Desta multidão que já pedalou com a gente, poucos utilizam a
bicicleta no dia a dia, mas já mudaram sua visão enquanto motoristas e passaram
a prestar mais atenção nas bicicletas nas ruas. Temos muito a conquistar,
precisamos sim de mais estrutura, segurança, local para estacionar nossas
bicicletas, mas precisamos principalmente de mudança de comportamento, e este é
o grande problema.
Surgiram algumas leis que ainda precisam ser
melhoradas, mas já são um começo. Conseguimos realizar um fórum sobre
bicicletas do qual tiramos um documento que será encaminhado a todos os
candidatos a prefeitura municipal. Continuaremos defendo a bicicleta e
incentivando as pessoas a pedalar independente do resultado político das
próximas eleições.
Cabe lembrar que as convenções partidárias que definem as candidaturas a vereador e a prefeito acontecem até o dia 30 junho e o registro dia 5 de julho.
Cabe lembrar que as convenções partidárias que definem as candidaturas a vereador e a prefeito acontecem até o dia 30 junho e o registro dia 5 de julho.
REPITO MAIS UMA VEZ:
De qualquer forma, deixo aqui minha reflexão e minha
crítica ácida com relação a qualquer espertalhão político. Lembre-se sempre que
somos seres pensantes e, portanto donos de nossas próprias idéias e, que não
permitiremos que se apropriem de uma manifestação livre, espontânea e sincera
para benefícios individuais meramente politiqueiros. Que as eleições acabem
logo, para que possamos ver quem realmente “abraça” a causa, ou só esta vendo
em toda esta manifestação um meio de se promover.
Máscara
Pitty
Diga, quem você é me digaMe fale sobre a sua estrada
Me conte sobre a sua vida
Tira, a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro, jeito de ser
Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer, consciente, inconsequente
Sem se preocupar em ser adulto ou criança
O importante é ser você
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja
Tira, a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro, jeito de ser
Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer, consciente, inconsequente
Sem se preocupar em ser adulto ou criança
O importante é ser você
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja...
O meu cabelo não é igual
A sua roupa não é igual
Ao meu tamanho, não é igual
Ao seu caráter, não é igual
Não é igual, não é igual, não é igual
I had enough of it
But I don't care
I had enough of it
But I don't care
I had enough of it
But I don't care
I had enough of it
But I don't care
Diga quem você é, me diga
Me fale sobre a sua estrada
Me conte sobre a sua vida
E o importante é ser você
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
Mesmo que seja estranho, seja você
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