Florianópolis - Farol de Santa Marta


Já fazia um bom tempo que vinha viajando sozinho e a proposta de viagem do Pedal Nativo me pareceu interessante: viagem autônoma, sem carro de apoio, acampando e com bagagem. Bem diferente dos pacotes de viagem em bicicleta ofertados por agência. Já fiz algumas viagens coletivas pagas e acho interessante oferecer esta oportunidade as pessoas que não se sentem confortáveis em viajar por conta própria, seja sozinho ou em grupo. Também é uma oportunidade de conhecer novas pessoas e trocar informações sobre roteiros, viagens, equipamentos, etc...

Cheguei ao ponto de encontro e não demorou muito os demais integrantes também foram chegando. Estávamos apenas em quatro: Camile Mansur, Henrique Bente, Fábio Almeida(nosso guia) e eu.

Mal começamos a pedalar com destino ao sul da ilha e logo paramos para caldo de cana e empadas. Ali já via que a viagem seria tranquila, as expectativas eram as mesmas: nada de presa e aproveitar o que aparecer no caminho. Na minha opinião, a coisa mais difícil de administrar em cicloviagens coletivas é a diferença de expectativas.


A travessia de barco para a praia do Sonho foi bem tranquila, com o barqueiro nos passando bastante informações sobre o local. 


O pedal seguiu alternando entre praias, estradas rurais e asfalto. O desafio do dia foi o morro do Siriú, sendo que logo após paramos no camping para uma merecida cerveja. 

Dica do dia:  Restaurante Beira-rio, Praia do Meio, Palhoça - buffet por kilo, com muita variedade de pratos. Impossível não abusar da balança.


A noite saímos para comer algo e encontramos o Luciano Duarte(Porto Alegre-RS) que estava curtindo o feriado na  praia da Gamboa. É sempre bom rever os amigos distantes, ainda mais em locais improváveis. 


O segundo dia foi praticamente sem folga, sem muitas subidas ou descidas, pedalando o tempo todo. Passamos pela pra paria do porto em Imbituba e logo após paramos pra almoçar no Restaurante Pirão, perto do hospital São Camilo. Prato feito a preço justo e honesto, comida boa e bem servida.  O dia foi meio nublado, com garoa fina em alguns momentos.Acabamos chegando no farol no início da noite.


Fotos: Floripa ao Farol de Santa Marta

Relato: Pedal Nativo


Comentários

Postagens mais visitadas