Então, eu pedalo/viajo sozinho?

Superando Limites 2009
Já perdi as contas de quantos eventos e viagens sai sozinho de casa, mas posso dizer que raramente retorno da mesma forma. Dificilmente fico sem conhecer novas pessoas, sem ampliar contatos e expandir possibilidades.
Audax Terra 2011 - Pessoal de Caxias do Sul

Quando se esta acompanhado, você acaba se restringindo as pessoas que você já conhece, a ficar em sua zona de conforto.  A autonomia e a liberdade de não ter que negociar horários, ritmos, acabam permitindo aproveitar melhor cada situação. Não sou muito chegado a hierarquias, a excesso de regras, a me identificar com tribos ou rótulos. Nada de compromissos, metas, etc... Já tenho isto no meu trabalho e não irei transferir pro meu lazer. 

Pressa, pra quê??

Se fosse esperar companhia dificilmente conheceria os lugares que hoje conheço e teria tantos amigos espalhados por aí. É bem melhor ouvir "quando você vem pra cá?¨do que "Nossa. você sumiu?". Os últimos dias tem demonstrado que algumas escolhas que fiz, neste momento, me parecem as mais corretas.

Estrada Real - Ouro Branco com Carlos Fernando 

Rio de Janeiro - Bangú com Léo Benvindo

Estrada Real - Juiz de Fora com Guilherme Mendes

Estrada Real - Queluzito com Tiago Dalla Vedova

Recentemente estive pedalando pela Estrada Real e fui muito bem recebido por amigos que conheci em outras viagens, no meio da estrada, por redes sociais e eventos. Neste final de semana estou em Caxias do Sul, e pude conhecer novas pessoas e reencontrar algumas amizade que fiz ao longo deste anos de "pedal solitário"(rsrsrs).
Mississipi Delta Blues Festival - Caxias do Sul
Neste tempo de viagens e eventos, também tenho conversado com algumas pessoas que pretendem viajar sozinhas em bicicleta, mas que acabam carregando um medo que não é seu. Penso que perigoso é ficar deixando tudo pra depois, de ficar limitando suas escolhas, seus sonhos, sua vida por falta de companhia ou por se levar pela opinião de terceiros. Não acho que o universo conspire a favor ou contra algo ou alguém, mas creio na visão que fazemos daquilo que nos cerca. Acho sim que o medo é necessário, pois o excesso de confiança muitas vezes acaba nos colocando em riscos desnecessários. Talvez meu único conselho seja: ouça mais a si mesmo, siga o que você está sentindo. Racionalize menos, sinta mais,,,
Sozinho???

Estar em diversos lugares te possibilita fugir dos mesmos assuntos, de querer contabilizar tudo. Nada de falar em kilometragem, médias, a vida,  não pode ser medida pelo Strava. As sensações não podem se medir em números, não existe uma média muito menos altimetria para sorrisos, abraços, perrengues, lágrimas.  


Foram tantas pessoas e lugares nestes últimos anos, que seria impossível contar, muitas se tornaram grandes amigas, preservo as lembranças e com algumas tenho conseguido manter contato, apesar da vida corrida. Então se já faz algum tempo que não nos vemos, eu lhe pergunto: Então, meu amigo, quando você vem pra cá? E se por acaso, vccê me fizer esta pergunta, pode ter certeza, que eu vou ...
Zerbinato - Maringá-PR - 2014
"Aprendi que estar só não é o mesmo que solidão. Me sinto muito mais solitário em uma movimentada cidade do que quando pedalo sozinho no deserto. As pessoas que amo nunca saíram de perto de mim. Aprendi que distância não é a mesma coisa que ausência. E o que sinto por essas pessoas, ainda que pedale 20, 30, 40 anos, nunca vai mudar. Aprendi que sentimentos não enferrujam com o tempo" - Conheci e aprendi muito em um ano. - Rafael Limaverde




Comentários

Postagens mais visitadas